O treinamento funcional é um tipo de preparação física, que tende trazer uma melhora de rendimento para atletas de alto nível, e uma melhoria na qualidade de vida de seus praticantes entre eles, idosos, crianças e adultos, desde que bem orientado. O objetivo do treinamento funcional é recrutar a musculatura estabilizadora do corpo trabalhando a propriocepção, que tem como característica a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação. Esse tipo de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural.
O treinamento Funcional usa gestos específicos ou não de esportes, e também usa movimentos do nosso próprio cotidiano,como, agachar, pular, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar, outras qualidades são acrescentadas nos exercícios a partir da evolução do aluno. A prática regular do treinamento funcional busca uma melhoria em seu rendimento e também na prevenção de lesões músculo-esquelético.
A prática do treinamento funcional tem o acompanhamento de alguns equipamentos, por exemplo, elásticos, plataformas de desequilíbrio, bolas de todos os tamanhos, fitas, halteres, ente outras.
Com a prática regular do treinamento funcional o aluno, apresentará benefícios como:
Melhora da postura, melhora do equilíbrio muscular, melhora do desempenho nos esportes, diminuição de ocorrências de lesões, controle do peso corporal, melhora na eficiência dos movimentos, melhora do equilíbrio estático e dinâmico, melhora da força coordenação motora, resistência central e periférica, lateralidade, flexibilidade e propriocepção.
Fonte de pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário