1º de setembro, dia do educador físico.
A Ciência da Educação Física é complexa, envolvendo muitas áreas de conhecimentos, como anatomia, bioquímica, cinesiologia, física, fisiologia, história e metodologia do ensino. Por sua vez o educador físico, tem um papel fundamental para a formação e a orientação das práticas da atividade física, desempenhando um papel fundamental a todas as pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.
A profissão de educador físico é regulamentada no Brasil pela lei 9696/98 desde setembro de 1998, cabendo ao educador físico, agir em todos os campos do conhecimento nas áreas de atividades físicas e de desporto, intervindo, segundo propósitos educacionais, na saúde e no lazer. Duncan, Bruce B. Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências Bruce B. Duncan Maria Inês Schmidt, Elsa R. J. Giugliani...(et al.) -3.ed.- Porto Alegre: ARTEMD, 2004. p. 518.
A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal e pelas suas possibilidades de ação.
Por tanto, o Educador Físico para o aluno é. O porto seguro na hora da dúvida, o apoio moral quando o cansaço se aproxima a pessoa certa para escolher o tipo de treino usado pelo aluno, um amigo para todas as horas.
Parabéns a todos os Educadores Físicos, e que a cada dia, nossa profissão seja cada vez mais reconhecida, com todo o respeito que ela merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário